quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

"A Arte da Guerra aplicada ao Marketing"

Baixei um texto  muito bom no site www.megacursos.com.br chamado “A Arte da Guerra Aplicada ao Marketing”.
Baseado no sucesso da obra de Sun Tzu, general, estrategista e filosofo chinês, o texto demonstra  claramente que apesar do livro ter sido escrito em outra época, suas informações  são bem atuais.
Para comprovar essa afirmação basta trocar algumas palavras como “Estado” por “empresa”, “guerra” por “disputa dentro do mercado” e “inimigo” por  “concorrente”. Fazendo essas trocas de palavras as citações de Sun Tzu tornam se perfeitas para serem aplicados nos negócios, confira um exemplo:
Sun Tzu diz:
 “Assim, marche por uma rota indireta e desvie o inimigo atraindo o com uma isca. Desse modo, você poderá partir depois dele e chegar à sua frente. Quem é capaz disto compreende a estratégia do direto e indireto.”
O Texto traduz para a linguagem dos negócios assim:
 “A chave do sucesso de uma combinação das duas abordagens é adotar a linha de ataque que a concorrência menos espere. Por exemplo, se você acredita que seu concorrente espera seu ataque no mercado australiano em determinada categoria de produto, poderia seguir com tal movimento. Contudo, você o faria apenas para mascarar um golpe mais substancial, em uma categoria de produto mais importante, na Alemanha.”
Ao concluir essa leitura compreendi que para conduzir o “Estado” na “Guerra” deve existir um líder treinado para planejar e coordenar seus “soldados” rumo à vitória.

*******

Realizei uma rápida pesquisa sobre o livro “A Arte da Guerra” na internet e constatei que as idéias e estratégias apresentadas por Sun Tzu no livro ajudaram até a "dinastia Collor-Calheiros"  em Alagoas, 2009,  veja a matéria:


Assista também ao vídeo de Claudio Goldberg, do Instituto MVC, que fala sobre “A Arte da Guerra de Sun Tzu para Gerentes e Executivos”



3 comentários:

  1. Lindaaa!!!

    Está faltando post 2012! rs...

    Beijos, Srta. perfeitinha! rs... ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo... vou postar as novidades logo, logo.
    São muitas heim ;)

    Beijo Grande

    ResponderExcluir
  3. Hum... o anômimo aqui ficará aguardando! rs...

    Enquanto isso... vê se pára de me enrolar! rs...

    Quero esse grande beijo depois! rs...

    Beijos, Srta.

    ResponderExcluir